terça-feira, 26 de abril de 2016

NET TO PLCSIM

O que é
O Nettoplcsim é um emulador de rede que possibilita a extensão das funcionalidades disponíveis no software "PLCSIM" da Siemens. O Nettoplcsim funciona como um conversor dos protocolos S7-Protocol e IsoOnTCP, permitindo que você faça o download no simulador e comunique com seu sistema supervisório (Elipse E3, Elipse SCADA, iFIX, etc) sem que possua um hardware em mãos. A figura abaixo exemplifica seu modo de funcionamento.


Como utilizar
Para utilizar o Nettoplcsim, basta rodar o aplicativo e garantir que nenhum processo (especialmente o s7oiehsx) esteja utilizando a porta 102 de seu computador. Naturalmente o SIMATIC IEPG HELPER está em execução e precisa ser fechado. A partir da versão 1.0, o nettoplcsim fecha automaticamente este processo. Se estiver executando o software em uma versão mais antiga, certifique-se de finalizar o processo s7oiehsx.exe

Ao iniciar o software, você deverá configurá-lo de forma a disponibilizar os dados do seu PLCSIM. A seguir, irei descrever o passo a passo utilizando imagens para ilustrar.

1. Na interface do software, clique no botão Add, para adicionar uma estação.

2. Na aba de configuração da estação, em Network IP Address você deve inserir o IP do seu computador. Em PLCSIM IP Address, você deve inserir o IP do CLP que deseja simular. A opção de Rack/Slot deve ser preenchida conforme a configuração do seu barramento. Em CPU's S7-300, a posição da CPU sempre será 2, enquanto em CPU's S7-400, a posição da CPU varia conforme a configuração do seu hardware. Ao adicionar os IP's corretos, finalize apertando em Ok.

3. Depois de adicionar a estação, basta iniciar o servidor. Para isto, pressione "Start Server". O status sinalizará como "Running" e você já estará apto a se conectar pelo supervisório.

Em breve haverá a sequência do post, explicando como se conectar ao PLCSIM utilizando o Elipse E3, da Elipse Software. Boa sorte!

Mais informações sobre o plcsim, acesse o site:
http://nettoplcsim.sourceforge.net/

Continuação do post:
https://alvesdatabase.blogspot.com.br/2017/10/comunicando-elipse-e3-com-siemens-s7-300.html

8 comentários:

  1. Luís Fernando, como posso comunicar o Elipse E3 com o PLCSim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan. Já existe no blog um artigo publicado, ensinando como fazer esta comunicação. Ok? Qualquer dúvida me pergunte no outro post!

      Excluir
  2. Luan,

    segue o link que comentei acima.
    https://alvesdatabase.blogspot.com.br/2017/10/comunicando-elipse-e3-com-siemens-s7-300.html

    ResponderExcluir
  3. Luís, para esse procedimento é necessário usar a conexão cabeada do computador com o Simatic/Tia + NettoPLCSim?
    Pergunto pois no NettoPLCSim não aparece a conexão da placa Wi-Fi?
    Obrigado

    ResponderExcluir