sábado, 7 de outubro de 2017

Comunicando Elipse E3 com Siemens S7-300 (NET TO PLCSIM)

Há alguns meses, publiquei um procedimento de utilização do Nettoplcsim, com o objetivo de poder emular um CLP e tornar disponível a visualização de dados por um sistema supervisório. Não se recorda? Acesse aqui.

Com referência no post já publicado, darei sequência no tema, ensinando o procedimento básico para configuração do supervisório. Para esta ocasião, irei ensinar a configuração do driver MPROT do sistema supervisório Elipse E3.

Para fazer o download do Elipse E3 e do driver de comunicação, acesse o site da Elipse Sofware, faça o login e faça o download! Tudo isto pode ser feito gratuitamente.

Como o foco não é ensinar Elipse e sim como realizar a comunicação, publico abaixo o passo a passo. Se eventualmente, surgirem dúvidas em seu processo de configuração, fique a vontade em entrar em contato comigo!

Passo a passo:
1. Ao adicionar o driver MPROT, abra o IOkit do Elipse e certifique-se de que a configuração esteja conforme abaixo. É importante que esteja configurado como ISOTCP. As configurações abaixo são configurações padrão para uma conexão com CLPs S7-300. Caso esteja utilizando outro hardware, o rack/slot pode variar conforme posicionamento da CPU.


2. Na aba Setup, configure a camada física como Ethernet.


3. Configure o IP onde o simulador esteja rodando. Não há necessidade de alterar a porta de comunicação, que neste protocolo é 102, por padrão.


4. Adicione os TAGS no driver. Uma das maneiras mais fáceis de referenciamento deste driver é utilizar o ParamItem (Item) do driver E3. Para este protocolo, a sintaxe é:

PosicaoCPU:Endereco

Exemplo: CPU localizada na posição 2 do rack e acesso a variável DBX0.0 localizada na DB1.
2:DB1.DBX0.0

Abaixo segue uma configuração básica de 3 pontos.




5. Nesta etapa o Elipse E3 já está apto a fechar a comunicação com o nettoplcsim. Você pode montar uma Variable Table no Step 7 e monitorar as variáveis desejadas.
6. Rode o driver do Elipse e a comunicação deverá ser estabelecida, conforme figura abaixo. 


Bom trabalho e faça bom uso desta ferramenta! Com ela você poderá poupar o custo de adquirir o hardware (CLP) para uma etapa de testes!

Abs.,
Luís FSA


5 comentários:

  1. É justamente o que eu estava procurando, muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Preciso de uma ajuda, se possível. Não estou conseguindo estabelecer essa comunicação com o clp S7 1200, realizei os procedimentos exatemnte como o tutorial, porém não estabelece a comunicação. poderia me auxiliar?

    ResponderExcluir
  3. Funciona com o Simatic Manager? Ou só com o TIA?

    ResponderExcluir