terça-feira, 9 de agosto de 2016

Atribuições do Engenheiro de Controle e Automação

A atribuição do engenheiro de controle e automação é um tema bastante discutido e pouco conhecido principalmente pelos estudantes deste curso. Para facilitar o entendimento de suas atribuições, unifiquei abaixo as resoluções que tratam sobre o assunto.

O Engenheiro de Controle e Automação possui as atribuições previstas na  Resolução do Confea N.º 427/1999 - Art. 1º de 05/03/1999.

O artigo 1°, da resolução diz que:
"Compete ao Engenheiro de Controle e Automação, o desempenho das atividades 1 a 18 do art. 1º da Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973 do CONFEA, no que se refere ao controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção, seus serviços afins e correlatos.

A resolução pode ser encontrada no site do CONFEA
http://normativos.confea.org.br/downloads/0427-99.pdf

Por sua vez, as atividades 1 a 18, do artigo 1° da resolução número 218, de 1973 diz que:
"Para efeito de fiscalização do exercício profissional correspondente às diferentes modalidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em nível superior e em nível médio, ficam designadas as seguintes atividades:

Atividade 01 - Supervisão, coordenação e orientação técnica;
Atividade 02 - Estudo, planejamento, projeto e especificação;
Atividade 03 - Estudo de viabilidade técnico-econômica;
Atividade 04 - Assistência, assessoria e consultoria;
Atividade 05 - Direção de obra e serviço técnico;
Atividade 06 - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
Atividade 07 - Desempenho de cargo e função técnica;
Atividade 08 - Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação
técnica; extensão;
Atividade 09 - Elaboração de orçamento;
Atividade 10 - Padronização, mensuração e controle de qualidade;
Atividade 11 - Execução de obra e serviço técnico;
Atividade 12 - Fiscalização de obra e serviço técnico;
Atividade 13 - Produção técnica e especializada;
Atividade 14 - Condução de trabalho técnico;
Atividade 15 - Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo
ou manutenção;
Atividade 16 - Execução de instalação, montagem e reparo;
Atividade 17 - Operação e manutenção de equipamento e instalação;

Atividade 18 - Execução de desenho técnico."

A resolução n° 218, de 1973 pode ser encontrada no site do CONFEA, conforme indicado abaixo.
http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=266

145 comentários:

  1. Boa tarde sou técnico em eletrotécnica e recém formado em engenheiro de controle e automação, gostaria de saber se o engenheiro de controle e automação pode elaborar e assinar um projeto elétrico com a carga acima de 800 KVA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline. Como você é técnica em eletrotécnica, já tem permissão para assinar um projeto de até 800kVA. Como eng. de controle e automação, sugiro consultar o CREA do seu estado, pois essa avaliação pode variar conforme o conselho. Mas adianto que o CREA Paraná, por exemplo, não permitiria essa atribuição!

      Excluir
  2. Bom dia. Um Engenheiro Mecatrônico (Controle e Automação) pode ser responsável técnico de um robô?, sendo que em um robô á sistemas elétricos, eletrônicos e mecânicos envolvidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Leandro, tudo bem? Desculpe a demora. Havia respondido via celular no dia 14, mas só agora vi que a resposta não foi publicada.

      Olha, sua pergunta é bastante genérica, mas o que vejo é o seguinte. Dependendo do porte do robô, o melhor a ser feito seria segrega-lo em "projeto eletrônico", "projeto mecânico", "projeto elétrico". O projeto eletrônico, diria que sim, o eng. mecatrônico poderá assina-lo. O mecânico, talvez. O elétrico, vai depender qual a potência deste robô e sua aplicação. Se for um robô residencial, creio que sim; Se for industrial, não.

      Abraço.

      Excluir
  3. O Engenheiro de Controle e Automação pode elaborar Laudo da NR 12 e emitir ART de responsabilidade Técnica sobre proteção de máquinas e equipamentos em Fábrica de risco alto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geziel, desculpe a demora. Para emitir laudos da NR 12, é necessário obrigatoriamente ser um profissional legalmente habilitado (PH). Por definição, este profissional deve possuir registro no conselho de classe competente. Dessa forma, em meu entendimento, não haveria problemas, desde que esteja devidamente registrado no CREA e seja capaz de emitir a ART.

      Excluir
  4. Que arrependimento ter feito este curso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é tao ruim assim para consegui emprego?

      Excluir
  5. Boa noite Luís.
    O engenheiro de automação pode emitir ART de um PMOC com o veto da lei que só o Eng. mecanico podia?

    ResponderExcluir
  6. Existe a possibilidade de o Confea permitir o Eng. De Automação e Controle assinar projetos de alta tensão se o mesmo possuir especialidades na área?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existe sim. Algumas pós graduações dão as atribuições de eng. eletricista, que possibilitaria a assinatura. Mas vale se certificar com a instituição, antes de ir adiante.

      Excluir
  7. um engenheiro mecatronico pode assinar plantas de contrução civil com de uma casa ?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde! O engenheiro de automação pode emitir ART de trabalhos de manutenção mecânica, como revisão de válvulas de segurança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Amigo, lendo as resoluções do CONFEA entendo que não é permitido esta atividade, mas cabe consulta ao CREA para verificação.

      Excluir
  9. Olá! Preciso muito saber se o Engenheiro de Automação pode ser responsável técnico pela desmontagem de veículos para venda de pessas usadas em empreendimentos do tipo "ferro velho".

    ResponderExcluir
  10. Boa noite amigo
    O Eng de Controle e Automacao pode assinar projetos termicos?
    Como desenvolvimento de um ar condicionado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Entendo que seja atribuição de Engenheiro Mecânico!

      Excluir
  11. Boa tarde Luís.
    O eng. de controle e automação pode assinar projeto e instalação de equipamento (torre de resfriamento de água)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tzrrde Célio. Conheço alguns tipos de torre de resfriamento (inclusive algumas que tem uma certa civil na estrutura), no entanto, com base no que eu conheço entendo que não. Isto pode ser feito por um engenheiro mecanico!

      Excluir
  12. Marcos Vinicius dos Santos21 de novembro de 2018 às 05:10

    Bom dia Luís Fernando, recebi essa mensagem da CEMIG referente a ART de energia fotovoltaica e gostaria de saber se possuímos essas atribuições:

    A ART relativa ao projeto e instalação de micro geração distribuída de
    energia elétrica deverá ser emitida na seguinte condição:
    Favor anexar algum documento atestando que V. Sa possui
    anotado em suas atribuições, o Artigo 8º da Resolução 218/73 ou o artigo 2º da Resolução 1076/16 do Confea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,

      Artigo 8º da Resolução 218/73
      Art. 8º - Compete ao ENGENHEIRO ELETRICISTA ou ao ENGENHEIRO ELETRICISTA, MODALIDADE ELETROTÉCNICA:
      I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos; seus serviços afins e correlatos.

      Artigo 2º da Resolução 1076/16 do Confea
      Art. 2º Compete ao engenheiro de energia o desempenho das atividades 1 a 18 do art. 5º, §1º, da Resolução nº 1.073, de 19 de abril de 2016, referentes a geração e conversão de energia, equipamentos, dispositivos e componentes para geração e conversão de energia, gestão em recursos energéticos, eficiência energética e desenvolvimento e aplicação de tecnologias relativas aos processos de transformação, de conversão e de armazenamento de energia.

      Vou te dizer pelo meu caso. Em minha atribuição como eng. de controle e automação, está anotado que tenho atribuições da Resolução do Confea N.º 427/1999 - Art. 1º de 05/03/1999. Por sua vez, essa resolução diz que posso executar atividades do artigo 1 ao 18, da resolução 218/1973.

      Então, se seu CREA também tiver atribuição de controle e automação, basta mostrar as resoluções 427/1999 e 218/1973, que entendo que será liberado sem problemas.

      Qualquer coisa me mande um email, luisfsa@gmail.com

      Abraço.

      Excluir
  13. ENGENHEIRO DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ASSINA PROJETO ELÉTRICO?

    ResponderExcluir
  14. Estou com a mesma dúvida do marcos. Em suma eu gostaria de saber se pela Resolução do Confea N.º 427/1999 - Art. 1º de 05/03/199 que por sua vez diz que posso executar atividades do artigo 1 ao 18, da resolução 218/1973, eu posso ou não assinar projetos de sistemas fotovoltaicos ?

    ResponderExcluir
  15. Parágrafo Único - Enquanto não for alterada a Resolução 48/76 – MEC, introduzindo esta nova área de habilitação, os Engenheiros de Controle e Automação integrarão o grupo ou categoria da engenharia, modalidade eletricista, prevista no item II, letra "A", do Art. 8º, da Resolução 335, de 27 de outubro de 1984, do CONFEA

    Integrando este grupo pode-se subentender que nós, engenheiros de controle e automação, temos anotados em nossas atribuicoes o Artigo 8º da Resolução 218/73 do Confea ?

    ResponderExcluir
  16. Acabei de receber uma resposta do Engenheiro Eletricista
    Fernando Luis de Almeida:
    Analista Técnico Gerência Técnica e Atribuições Profissionais Câmara Especializada de Engenharia Elétrica;
    Av. Alvares Cabral, 1600 - Belo Horizonte - MG.

    Veja a resposta:

    Prezado Eng. Matheus; boa tarde!


    Os Engenheiros de Controle e Automação fazem parte, perante o Sistema CONFEA/CREA´s, do grupo Engenheiros Eletricistas, até que seja criada uma área especifica para esta modalidade, conforme prevê o parágrafo único do artigo 3º da Resolução CONFEA n.º 427/99. Os diplomados nesta modalidade, recebem, quando registrados no CREA, o titulo de Eng.º de Controle e Automação, com atribuições especificas, previstas no artigo 1º da referida Resolução.

    As atividades de projeto, perícia, parecer e respectivos laudos técnicos referentes aos sistemas de Microgeração e Minigeração de Energia Elétrica deverão ser executadas por pessoas físicas ou jurídicas habilitadas e devidamente registradas nos CREAs, sob a responsabilidade técnica de Engenheiro ELETRICISTA, Engenheiro de ENERGIA.


    Conclusão: como sua graduação foi de ENGENHEIRO DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, detêm atribuições artigo 1º da Resolução 427/99, portanto NÃO possui atribuições para o serviço questionado. O artigo 8º Resolução 218/73 é para quem estudou ENGENHARIA ELÉTRICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a mesma duvida, mas ainda não entendi direito. Se a gente está no grupo de engenheiros eletricistas, pq não podemos atuar na area de "sistemas de Microgeração e Minigeração de Energia Elétrica"? No meu caso ainda estou concluindo a graduação de Automção, existe algum curso extra que posso fazer para poder ter essa atribuição?

      Excluir
    2. EM:
      RESOLUÇÃO Nº 427, DE 05 MARÇO DE 1999.

      Tem o seguinte:
      "Parágrafo Único - Enquanto não for alterada a Resolução 48/76 – MEC, introduzindo esta nova área de habilitação, os Engenheiros de Controle e Automação integrarão o grupo ou categoria da engenharia, modalidade eletricista, prevista no item II, letra "A", do Art. 8º, da Resolução 335, de 27 de outubro de 1984, do CONFEA."

      Ou seja, podemos sim assinar, não?

      Excluir
    3. Prezado. Acontece que este artigo diz respeito a representação nas câmaras de área, ou seja, perante a representatividade no conselho e não quanto a atribuição. Entretanto, fica muito confuso, pois se olhar nas perguntas frequentes do CREA SP fala que temos como atribuição o art 9 da 218/73, excetuando a parte de telecom. Na verdade tá muito mal resolvido e o CONFEA deveria resolver de uma vez.

      Excluir
  17. Eng de Controle e Automação não pode nem se quer fazer projeto elétrico de uma casa residencial?

    ResponderExcluir
  18. Existe algo que o curso de Eng de Contorle e Automação faz que os demais nao podem fazer? Porque parece que esse curso, nesse ambito de assinar projetos, não vale de nada. É um curso que aborda um pouco de todas as áreas porém nao assina nada de área alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente precisa se unir e organizar essa confusão... comparada Às outras engenharias parece que não tem vantagem de fazer ECA...

      Excluir
  19. Bom dia Luis.
    Estou com uma oportunidade de trabalho para Supervisor da Area de manutencao eletrica e fui questionado se posso assinar pelas ARTS que porventura venha ser necessarias. Sabe me dizer se como engenheiro de controle e automacao aqui em Ribeirao Prero-Sp teria alguma objecao. Sinceramente nao compreendo essas resolucoes e ninguem sabe te afirma com exatidao no CREA.

    ResponderExcluir
  20. O engenheiro de controle e automacao ou técnico em mecatrônica podem assinar e ministrar curso de NR10 e NR 35 ?

    ResponderExcluir
  21. Esse negócio de projeto fotovoltaico é tão zuado que eu fiz um e passou de primeira... Aí fui fazer o segundo e responderam que eu não posso assinar, mesmo anexando as resoluções que o pessoal comentou aí no post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.. Sempre depende da interpretação do CREA, que as vezes aceita e outras não.

      Excluir
  22. Então, pelo que eu entendi não podemos assina quase nada ou nada mesmo!!!

    Que tipos de projetos podemos assinar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Projetos de automação " braços robóticas " , ramo voltado para indústria automobilística. Engenharia mecatrônica, uma especialização robótica e autômatos.

      Excluir
    2. perante o CREA podemos assinar menos que um técnico eletricista ou seja é uma pseudo engenharia

      Excluir
    3. Realmente, às vezes bate um arrependimento pois num projeto robótico um eng. eletricista pode assinar uma ART da parte elétrica e um eng. mecânico a parte mecânica, mas nós não podemos mais nada, confuso.

      Excluir
  23. Estou na mesma , não faz o menor sentido , ou pode ou não pode , essa de cabe a interpretação não serve de nada, pois se a resolução diz que estamos enquadrados dentro do grupo "Engenheiros Eletricistas" o que nos diferencia afinal?

    ResponderExcluir
  24. Pessoal,

    Sou Engenheiro de Controle e Automação. E como bem disseram, vemos um pouco de algumas áreas mas não temos atribuição de área nenhuma (exceto automação). Tenho Mestrado em Engenharia Elétrica porém não soma as atribuições e não me aparece haver muitas especializações dedicadas a SEP no Brasil (de instituições decentes). Resumindo, eu cogito a possibilidade de concluir também a Engenharia Elétrica. Fujam enquanto há tempo. Façam a Engenharia Elétrica se houver essa possibilidade porque a gama é bem maior. Abraço.

    ResponderExcluir
  25. Pessoal concordo com anônimo mas acho que passou da hora de dar um jeito nesta situação.
    Me formei em engenharia eletrônica meu diploma está como bacharel em engenharia eletrônica.
    Saiu Título de engenheiro de controle e automação.
    O unico e maior problema e a parte que envolve elétrica ou seja como técnico em eletrotécnica posso me responsabilizar por ate 800KVA e como engenheiro dentro da engenharia elétrica não posso por que?
    Precisamos descobrir quem inventou isso e dar um basta na situação, anuidade não é diferente porque?
    Se temos menos atribuição deveria ser diferenciado também.
    Desculpa o desabafo mas sou técnico também e como os técnicos deixaram de ser parte do CREA porque não propor a união dos engenheiros de controle e automação e voltar para parte a qual nos inventaram.
    Alguém esta ganhando com isso e não é a engenharia.
    Luis parabéns pelo blog, nota 1000 para você.





    ResponderExcluir
  26. Amigos. Bom dia, também sou engenheiro de controle e automação e estou também indignado com essa situação, pois enquadraram esse tipo de engenharia no modalidade de eletricista...porque não podemos assinar projeto elétrico? Essa resolução do CONFEA da dupla interpretação....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenharia controle e automação, e voltado para programação de nível industrial, para uso de braços robóticas, não na parte física ou de manutenção e de construção. Também foram criados Engenharia robóticas, mecatrônica, biomédica com ênfase cirurgia robóticas( para certificar os cirurgiões).

      Excluir
    2. Também tem engenharia marítima com ênfase robótica.

      Excluir
    3. Precisamos se unir sobre isso..sou também Eng.Controle Automação, não consigo assinar nada fazer um baixo assinado geral levar para o CREA CONFEA entra ação na Justiça para q possamos trabalhar com atribuição na área de Elétrica. Pois está estranho demais isso, queira ou não temos contato com elétrica tempo todo .

      Excluir
  27. Boa tarde Pessoal! Sou Eng. de Controle e Automação e enfrento os mesmos problemas citados anteriormente pelos senhores: não fui autorizado ser responsável técnico por um projeto elétrico de uma escola de informática e, nesse momento, o CREA não liberou minhas atribuições para assinar a qualificação de uma empresa do ramo de telecomunicações para licitações. Em contrapartida, fui RT de uma empresa do ramos de equipamentos para construção civil (elevadores cremalheira e gruas) durante 7 anos. Alguém entende isso?
    Realmente, precisamos nos unir para que o CREA/ CONFEA "saiam de cima do muro". Ou é ou não é!!
    Abraços a todos e obrigado pela possibilidade de participar!

    Att,

    Silvio Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No primeiro caso só nas Engenharias elétrica, telecomunicação ou energia, que pode assinar. Outro caso dos elevadores só engenheiro mecânico, pode assinar. Engenharias controle e automação, mecatrônica e robótica, só projetos industriais voltadas para automação. A engenharia mecatrônica, tem conhecimento para biomecânica para contruir robô com movimentos humanas para subistituir trabalho de riscos, e para sistemas autônomas. A única aplicação é na indústria.

      Excluir
    2. Porém na Automação Industrial todas as engenharias pode atuar, pelo relato de vários profissionais, enxergo que falta uma representatividade da nossa profissão perante ao conselho, pois o mesmo conselho já sofreu retaliações no caso da Arquitetura, enxergo que temos que nos posicionar

      Excluir
    3. Temos que nos posicionar quanto a isso

      Excluir
    4. o caso é que as indústrias que são amigas do governo conseguem tudo, mas nós somos meros mortais que o sistema estatal tem a missão de retardar o máximo de sucesso que puder.

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Olá.
    Sou graduando em Engenharia de Controle e Automação (9º período) e trabalho há 8 anos com geração de energia (PCHs e Eólicas). Durante os semestres do curso sempre tive as mesmas dúvidas a respeito das atribuições do engenheiro de controle e automação, sempre perguntei aos professores, porém ninguém dava uma resposta plausível.

    A RESOLUÇÃO Nº 427, DE 05 MARÇO DE 1999 diz que:
    Art. 1º - Compete ao Engenheiro de Controle e Automação, o desempenho das atividades 1 a 18 do art. 1º da Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973 do CONFEA, no que se refere ao controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção, seus serviços afins e correlatos.

    Enfase para "no que se refere ao controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção, seus serviços afins e correlatos"

    Como o próprio post trata as atividades 1 a 18 do artigo 1º, vejamos os artigos 8 e 9 da Resolução nº 218.

    Art. 8º - Compete ao ENGENHEIRO ELETRICISTA ou ao ENGENHEIRO ELETRICISTA, MODALIDADE ELETROTÉCNICA:

    I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos; seus serviços afins e correlatos.

    Art. 9º - Compete ao ENGENHEIRO ELETRÔNICO ou ao ENGENHEIRO ELETRICISTA, MODALIDADE ELETRÔNICA ou ao ENGENHEIRO DE COMUNICAÇÃO:

    I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes a materiais elétricos e eletrônicos; equipamentos eletrônicos em geral; sistemas de comunicação e telecomunicações; sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico; seus serviços afins e correlatos.

    Ou seja, engenheiros de controle e automação só podem atuar no controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção nos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia, seja qual for o porte.

    Ex.: Reguladores de tensão e velocidade, automação/instrumentação dos serviços auxiliares de geradores e/ou turbinas, automação de subestações e etc.

    Há algum tempo enviei um e-mail para a professora Thelma, coordenadora do curso de pós graduação em Engenharia Eletrotécnica da UFPR questionando sobre o assunto. Ela disse que a princípio o engenheiro de controle e automação não poderia emitir ART's, nem ser responsável técnico de sistemas de geração, transmissão ou distribuição de energia (a não ser controle e automação de equipamentos, sistemas e etc.).
    Agora, se após a conclusão do meu curso eu fizer a pós graduação em Engenharia Eletrotécnica e o curso for reconhecido pelo CREA-PR (está em processo de análise/aprovação) ai sim, neste caso, eu teria as atribuições constantes no Artigo 8º da resolução 218, ou seja, "...referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica;".

    Peço desculpas por ter me alongado, mas espero ter ajudado a entender melhor o assunto.

    Abraço à todos!

    ResponderExcluir
  30. Oi Luis. Qual curso seria esse ?
    Esse aqui se enquadraria ?
    https://unyleya.edu.br/pos-graduacao-ead/curso/engenharia-eletrica-e-de-sistemas-de-energia/

    Alguém fez pós e obteve sucesso ?

    ResponderExcluir
  31. Olá, sou Engenheira Civil e gostaria de fazer especialização em Engenharia de Controle a Automação. Receberei a atribuição do CREA para essa especialização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei, uma pós graduação não da direito a atribuição, somente pós em segurança do trabalho.

      Excluir
    2. Depois da suspensão da resolução 1.010 do confea é possível receber a atribuição sim

      https://www.conjur.com.br/2018-jan-09/conselho-aceitar-pos-graduacao-atribuicao-profissional
      http://www.ibraeng.org/noticias/visualizar/25

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. O engenheiro de controle e automação pode assinar projeto elétrico

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, compartilho da mesma agonia, este curso é um grande erro, para que ter o curso no crea, não vale nada. esruda de tudo e não pode nada. muito arrependido.

    ResponderExcluir
  35. Alguém tem alguma novidade?

    Estou indignado com isso, estamos jogados no grupo de Engenheiro Eletricista e não podemos assinar nada, que porcaria!!!

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Pessoal. Minha situacao é ainda mais complexa. Também sou Eng em Controle e Automação. Recentemente fui notificado Pelo CREA a registrar meu cnpj, por prestar servicos elétricos. Paguei taxas, dei entrada na solicitação de registro, dai recebi um comunicado que deveria contratar um Eng Eletricista pra responder pela minha empresa. Da pra entender o servico prestado pelo CREA????

    ResponderExcluir
  37. Eu tbm estou na mesma situação sou engenheiro de automação. No entanto não sei quais as responsabilidades técnica que podemos fazer. Já que pertencemos ao grupo de engenheiro eletricista e não podemos fazer nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Projetos de automação, nas indústria automobilística.

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Felipe Salerno Costa8 de outubro de 2019 às 07:38

    Bom dia colegas de controle e automação,
    Primeiramente agradeço ao Luis Fernando por criar esse espaço para discutirmos esse assunto.
    Eu sou também engenheiro de controle e automação e tive essas mesmas dúvidas em relação a sistemas fotovoltaicos. Acho absurdo nós não podermos nos responsabilizar por esse tipo de projeto de eletricidade básica cujo funcionamento é totalmente dependente de controle e automação.
    Abaixo a cópia do meu em contato com o CREA-SP:
    MENSAGEM ENVIADA:
    “Prezados (as), Segundo o parágrafo único da resolucao 427/99 Engenheiros de Controle e Automação integram o grupo de engenheiros da modalidade eletricista. No caso de um sistema fotovoltaico que possui componentes elétricos e eletrônicos de controle: como inversores, controladores de carga e dispositivos de proteção automáticos, poderia eu emitir ART para projeto e instalação de sistemas fotovoltaicos? Existe alguma limitação para tamanho de projeto no que se refere a tensões e cargas para engenheiros de controle e automação? Grato Felipe Salerno Costa”
    RESPOSTA:
    “Senhor Felipe,

    Informamos que conforme decisão da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, os profissionais habilitados para responsabilizar-se por projeto e instalação de sistemas fotovoltaicos, são os Engenheiros Eletricistas, com atribuições dos artigos 8º e 9º da Resolução 218/73 do Confea.

    Conforme dispõe as suas atribuições na Resolução nº 427/99 do CONFEA estabelece:
    Art. 1º - Compete ao Engenheiro de Controle e Automação, o desempenho das atividades 1 a 18 do...
    “...(aqui fizeram um Crtl+C e Ctr+V com toda aquela lorota das resoluções e artigos que o Luis já postou acima. O que interessa vem abaixo.) ...”

    A Resolução nº 427/99 do CONFEA estabelece que os Engenheiros de Controle e Automação
    integrarão o grupo ou categoria da engenharia, modalidade eletricista. Refere-se à modalidade de
    engenharia que irão integrar - eletricista, e não consigna que terão as mesmas atribuições que um Engenheiro Eletricista.

    Os profissionais cujas atribuições são aquelas definidas pela Resolução 427/99 do CONFEA não
    estão habilitados a responsabilizar-se por projetos de instalações elétricas (ver artigo 1º da referida
    Resolução).

    Informamos que cada profissional possui uma atribuição diferente concedida por este Conselho após análise específica da estrutura curricular da formação acadêmica, podendo ou não haver diferenciação de atribuições entre turmas formadas em anos diferentes,
    na solicitação do registro

    Ao profissional compete exclusivamente desenvolver atividades de conformidade com suas atribuições, em razão de sua formação.

    Para fins de pesquisa, segue em anexo Resolução 218 que discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia e Agronomia.



    Continuamos a sua disposição.

    Atenciosamente,

    Unidade de Atendimento / CREA-SP
    0800-171811 (das 8h30 às 17h)
    www.creasp.org.br (fale conosco)”

    Acho que estamos muito mal representados no CREA e deveríamos nos juntar para alterar essa situação. A visão deles é, a meu ver equivocada, em relação a sistemas fotovoltaicos, pois como já mencionei, um sistema fotovoltaico é regido por princípios de eletricidade básica e contém sistemas de controle sem os quais nada funciona.
    Talvez os engenheiros eletricistas não queiram competição adicional nesse ramo. Eles não vão alterar nada no CREA se não pressionarmos. Gostaria de me juntar aos engenheiros de controle e automação que têm interesse de atuar no ramo de energia solar para discutirmos melhor esse assunto. Talvez consigamos marcar uma reunião com os responsáveis para defendermos nossos interesses. Nós da automação pagamos o CREA todo ano e não é barato. Não podemos ficar reféns de resoluções vagas que ficam abertas a interpretações e que na prática limitam a nossa atuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que entrar na justiça igual os arquitetos fizeram para que ela decida porque a depender do CREA(dominado por engenheiros civis e elétricos) tudo ficará como está, ou seja, não podemos assinar nada!!!

      Excluir
  40. Boa tarde!
    Sou de manaus e pretendo fazer tecnologo em automação para aproveitar melhor a grade curricular para engenharia. Penso eu que seria melhor aproveitada para o curso de engenharia mecatronica.
    esse curso pode assinar que tipo de projeto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para o CREA não existe engenharia mecatrônica, o registro para esse profissional é o de engenheiro de controle e automação.

      Excluir
    2. Projeto de automação,na indústria automobilística. No Brasil não tem mais fábricas de automobilística. Estuda para trabalhar fora do brasil, porém tem que ter proficiência na língua inglesa para poder fazer intercâmbio. Para poder validar seu diploma fora do país tem que fazer uma prova de validação.

      Excluir
  41. Fazer baixo assinado, fazer Engenharia de Controle a Automação migre tenha mesmo direito de eletrotécnica e eletrônica definitivo. Todo sistema e automatizado no pais como hidroelétrica, fotovoltaica, estação de energia, estação de petroleo tudo e automatizado.

    ResponderExcluir
  42. Prezado Felipe Salerno Costa, boa noite,
    Devido à uma indagação eu estive fazendo uma pesquisa da mesma situação de vocês, acabei encontrando esse blog;parabéns ao Luiz pelo blog. Gostei muito da sua resposta; Sou Eng.Controle e automação e pelo meus 8 anos de formado o que mais vejo são indagações dos profissionais da área e resistência de empresas em não contratar para área de O&M em subestações e parques eólicos,onde todos sistema são remotos controle e automação. Poderíamos sim fazermos igual aos Arquitetos e formarmos nosso Órgão fiscalizador.Aproveitarmos a 4 Revolução industrial.
    Ats,

    Luilton Gomes.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia amigos.
    De fato estamos bem mal assessorados perante ao CREA e de fato, ao que parece, nosso curso nos da competências muito restritas no mercado.
    Como disse no post acima, trabalho com geração de energia (hidrelétrica) e enfim, concluí a graduação. Recebi uma proposta para ser RT de 2 PCHs no interior de MT. Fui aprovado nas entrevistas, na experiência, conhecimentos técnicos e etc. salário excelente, benefícios melhores ainda, e aí, com a expectativa lá em cima, veio a notícia: O CREA-MT não aceita o curso de Engenharia de Controle e Automação para RT de usinas hidrelétricas e por isso não poderemos contratá-lo.
    Agora no início de 2020, iniciarei a segunda graduação, desta vez Engenharia Elétrica (ênfase em Eletrotécnica). Para os que optarem pela mesma solução que eu, atentem-se para o curso, pois Engenharia Elétrica com ênfase em telecomunicações, eletrônica e etc. também não atende os requisitos para assinar projetos ou ser RT de sistemas de geração, transmissão ou distribuição.

    ResponderExcluir
  44. É um absurdo, pagamos o mesno valor de anuidade, temos o conteudo curricular com matérias de elétrica com exceção transmissão e geração de energia e não podemos sequer ser responsável técnico por projetos elétricos de bt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Projetos elétricos, e na engenharia elétrica. O curso engenharia controle e automação, É uma área voltada para indústria automobilística. Com a necessidade do mercado, criaram essa graduação.

      Excluir
  45. Não sei como funciona nas outras universidades, mas na UTFPR se você estuda Engenharia de Controle e Automação e escolhe 5 optativas específicas na área da eletrotécnica você consegue o Art 8° e se fizer 2 optativas de telecomunicações você consegue o Art 9°. Não tenho certeza se isso vale apenas para o CREA-PR, assim que possível vou perguntar isso ao meu coordenador de curso.

    Segue o link que explica como isso é possível (tem a lista de optativas no final do slide):

    http://paginapessoal.utfpr.edu.br/walenia/etica-profissao-e-cidadania/aula6.pdf/view

    ResponderExcluir
  46. Bom dia a todos os colegas de profissão.
    Me chamo Leonardo Cristal de Leon, engenheiro de Controle e Automação formado final 2018 e vinculado ao Crea/MS e o que vejo aqui no meu estado é que não temos NENHUMA representação da nossa classe no Orgão e muito menos uma Associação para lutar por nossos direitos.Devemos nos organizar e formar uma Associação para defender nossas atribuições, pois as outras engenharias já o fazem. Veja o exemplo da Associação de Engenheiros Eletricistas de SC que entrou com ação para coibir Art´s de engenheiros civis. Temos um grande mercado de trabalho que é a Industria 4.0 mas se não nos manifestarmos qualquer engenheiro vai assumir nossas atribuições e ficaremos sem ação. Deixo meu contato para iniciarmos uma discussão a respeito do assunto.

    leo_c.deleon@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Leonardo, e agora? Nem me registrei no CREA ainda porque me disseram quem em outros estados a atribuição é diferente, mas por tudo que oi aqui, parece ser a mesma coisa no Brasil todo!

      Excluir
  47. Segue link decisão judicial em favor Engenheiros Eletricistas. Devemos fazer o mesmo para defender nossos direitos.
    https://www.youtube.com/watch?v=IoHS3vghQ0s

    ResponderExcluir
  48. Meu nobre é Márcio sou engenheiro de controle e automação desde 2018, pelo que li até agora não podemos se quer assinar pequenos projetos como iluminação de estacionamentos prediais desde que tenha outro engenheiro elétrico responsável? Eu só poderia fazer a supervisão é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem isso podo. Esse tipos de projetos são para engenharia elétrica ou de energia.

      Excluir
    2. Isso está errado .,.. que diabo criaram essa engenharia que não serve pra nada ...

      Excluir
  49. O engenheiro em mecatrônica pode assinar projetos de NR10 e NR12?
    Tenho essa duvida, caso alguem possa sana-la ficaria grato.

    ResponderExcluir
  50. Estou passando situação exatamente igual aos colegas da Fotovoltaica, aprovei cerca de 5 elaboração de projetos e supervisão de execução na EDP-SP, e também na CPFL Paulista, agora a EDP resolveu travar. Difícil entender mesmo, caso alguém queria formar um grupo ou associação, estou a disposição.

    marianovinicius@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia juntar um blog todo mundo e revindicar nossos direitos e fazer isso mudar, pois Eng civil pega menos eletrica que a gente e assina projeto, não é justo, curso caríssimo, e sem retorno algum.

      Excluir
  51. Fica aqui o meu email pessoal para possivel formaçao de associaçoes e grupos para lutar pela nossa classe. Sou formado em Controle e Automaçao a 8 anos e me especializei em equipamentos móveis... Me sinto apto a assinar responsabilidade tecnica tanto quanto qualquer outro Eng e nao sei até hoje qual seria minha verdadeira atribuiçao. O tempo de conclusao de curso é o mesmo de qualquer engenharia e nao temos os mesmos direitos,eu nao compreendo. Fica meu contato: italo.mansu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Segue rdf_barion@hotmail.com para ajudar a mudar

    ResponderExcluir
  53. Galera, vamos se unir, grupo por Wpp ou instagram, e mudar esta situação, pois é um curso caríssimo e sem o retorno devido! (62) 982542296 , @felipemaia06

    ResponderExcluir
  54. Engenheiro de controle e automação que teve a disciplina de instalações elétricas pode assinar projetos elétricos residenciais? Um engenheiro me disse que podemos assinar o que estudamos, isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode. Projetos elétricos só para engenharia elétrica.

      Excluir
  55. Sou eng de controle e automação com 6 anos de formado. Concordo que grupos e associações devem ser criados. Caso exista algum, gostaria de participar. (91)980331035, @brunoodutra.

    ResponderExcluir
  56. Avançamos em um grupo ou formamos um conjunto de email ? Estou com o mesmo problema. 12. 981106976 l_flp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Importante a criação de um grande grupo de eng. de controle e automação.

    ResponderExcluir
  58. Acho muito importante a criação do grupo para lutarmos pela nossa classe! Deixo aqui meu contato de e-mail caso seja feito o grupo, disponibilizo meus contatos pessoais por e-mail: maikdjay@gmail.com temos que aproveitar o momento de mudanças e irmos pra cima. Se temos embasamento jurídico, temos que lutar.

    ResponderExcluir
  59. rafaell35@hotmail.com / 98 98838-0225

    ResponderExcluir
  60. Senhores,

    sou controle e automação. e estamos iniciando um movimento para nos posicionar adequadamento junto ao CREA, assim como houve com os arquitetos e posteriormente técnicos existe a possibilidade de buscarmos a criação de um novo conselho. Tudo vai depender do devido valor a ser dado a este tipo de profissional que hoje sofre com restrições injustificadas. Entendemos que as câmaras do crea defendem os interesses dos que ocupam suas cadeiras e a representatividade da automação é zero.

    Caso tenham interesse entrem no grupo: https://t.me/automacao1

    As discussões serão iniciadas em momento oportuno. Favor repassar para outros engenheiros de automação.

    ResponderExcluir
  61. Brasil é complicado mesmo, cria um curso onde libera por um órgão as atribuições a ele e depois vem outro e faz a interpretação, ou seja o dia q esta de bom humor libera qdo n estiver n libera.
    Afinal existe de fato algum grupo em andamento e conversarmos sobre e tentar resolver algo pois tbm me encontro na mesma situação como todos os meus amigos que formaram.

    ResponderExcluir
  62. renatojanaut@gmail.com
    54 984363540
    Eng controle e automação

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde amigos. Depois de quase 1 ano lutando, consegui a atribuição para assinar projetos fotovoltaicos até 75kVA.

    Criei um grupo de Engenheiros de Controle e Automação e Técnicos. Convido os senhores e senhoras Engs. de Controle e Automação a participar. Vamos discutir de uma vez por todas esse assunto e garantir nossos direitos em todo o território nacional.

    Grupo Engenheiro de Controle e Automação BR.
    https://chat.whatsapp.com/IodyO5Rfd6UAiuYuuEEvz0

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde, acho que a melhor opção é creditar as matérias de controle e automação e cursar Engenharia Elétrica. CREA tá de palhaçada com todos nós ENG de automação

    ResponderExcluir
  66. Olá gostaria de saber se o engenheiro de controle e automação poderia assinar o projeto elétrico residencial ?

    ResponderExcluir
  67. Bora mudar essa porr@!!!, entrem no grupo galera, vamo que vamo

    ResponderExcluir
  68. Assim como vocês, me formei agora no final de 2020 com a expectativa de abrir minha empresa de energia solar, porem... veio a surpresa, não podemos assinar tais projetos por sermos engenheiros de controle e automação...o negocio é fazermos uma pós em engenharia elétrica, só assim pra podermos trabalhar decentemente...

    ResponderExcluir
  69. Bom dia uma dúvida o engenheiro de controle e automação,pode ser responsável por projetos relacionados a refrigeração e climatização e assuntos correlatos como PMOC por exemplo?

    ResponderExcluir
  70. olá, sou engenheiro de controle automação com Especialização em Engenharia Elétrica com Ênfase em Sistema de Automação pela Universidade Cândido Mendes, gostaria de saber se eu posso assinar projetos elétricos ???

    ResponderExcluir
  71. Bom dia a Todos os proficionais.

    Tbm compartilho do mesmo assunto. podem em incluir no grupo vamos lutar por esse direito. emu contato é (19) 993510289

    ResponderExcluir
  72. Boa noite. Sou engenheiro de automação e tenho uma dúvida sobre se eu posso assinar laudos de SPDA

    ResponderExcluir
  73. Prezados;

    Antecipamos desculpas pela morosidade na resposta, visto retorno de licença médica.



    Em resposta ao seu questionamento, esclarecemos:



    Os Engenheiros de Controle e Automação fazem parte, perante o Sistema CONFEA/CREA´s, do grupo Engenheiros Eletricistas, até que seja criada uma área especifica para esta modalidade, conforme prevê o parágrafo único do artigo 3º da Resolução CONFEA n.º 427/99;



    A Câmara Especializada de Engenharia Elétrica - CEEE do Crea-MG estabelece que as atribuições dos Eng. de Controle e automação para fins de projeto elétrico, de forma ampla, ficam limitada a 75 kVA, em, baixa tensão. Dependendo da análise curricular, que as atribuições dos Engenheiros de Controle e Automação, referentes às instalações elétricas, podem ser equivalentes aos técnicos em eletrotécnica, ou seja, projeto e instalações em até 800 kVA e tensão de 13,80 KV.



    A Câmara Especializada de Engenharia elétrica do Crea, atendendo ao pedido da Cemig, através da Decisão CEEE nº 290/2017 decidiu pela retificação da decisão CEEE/MG/nº 992/2016 ou seja, que as atividades de projeto, perícia, parecer e respectivos laudos técnicos referentes aos sistemas de Microgeração e Minigeração de Energia Elétrica deverão ser executados por pessoas físicas ou jurídicas habilitadas e devidamente registradas nos CREAs, sob a responsabilidade técnica de Engenheiro ELETRICISTA, Engenheiro de ENERGIA ou outro, desde que tenha anotado em suas atribuições o Artigo 8º da Resolução 218/73 do Confea ou o artigo 2º da Resolução nº1076/16 e oficiar a CEMIG essa Decisão. Portanto, NÃO cabe aos Eng. Eletrônicos, de Telecomunicações, de Controle e Automação, Mecatrônicos, Civil, ou outros que não possuam atribuições o artigo 8º da Resolução 218/73.



    Conclusão: os engenheiros de Controle e automação para fins de projeto elétrico, de forma ampla, ficam limitada a 75 kVA, em, baixa tensão, inclui residencial e comercial, porém não tem atribuições para projetos de geração distribuída (energia solar).



    A legislação mencionada encontra-se disponível no site: www.confea.org.br.



    À disposição;


    crea-minas
    Engenheiro Eletricista
    Fernando Luis de Almeida
    Analista Técnico
    Gerência Técnica e Atribuições Profissionais Câmara Especializada de Engenharia Elétrica
    Av. Alvares Cabral, 1600 - Belo Horizonte - MG
    +55 (31) 3299 8718 | falmeida@crea-mg.org.br

    ResponderExcluir
  74. Também compartilho da mesma dúvida nem um projeto elétrico residencial podemos assinar q isso vamos nos unir sou do estado de Goiás.vamo gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que entrar na justiça igual os arquitetos fizeram para que ela decida porque a depender do CREA(dominado por engenheiros civis e elétricos) tudo ficará como está, ou seja, não podemos assinar nada!!!Vamos se unir cara, vou deixar meu email para contato: ronaldojncneto@gmail.com

      Excluir
  75. Aos amigos que estou desapontados com o fato do Eng.Automacao e Controle não ter definido claramente as atribuições: tem que entrar na justiça igual os arquitetos fizeram para que ela decida porque a depender do CREA(dominado por engenheiros civis e elétricos) tudo ficará como está, ou seja, não podemos assinar nada!!! Deixo meu email caso queiram fazer um gp nacional pra discutir ronaldojncneto@gmail.com

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde , sou formado em engenharia de controle e automação, mas trabalho na área de telecom posso ser responsável técnico na área de telecom assinar projetos com essa formação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não , mas o eng. Elétrico com pós em telecomunicações pode.

      Excluir
  77. Uma vez que curso disciplinas de hidráulica e pneumática, poderei assinar por algo nessa área?

    ResponderExcluir
  78. Fazer esse curso foi a pior coisa que fiz na vida! No Brasil não serve para nada. Não pode responder por quase nada. Grana alta jogada fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar que não serve pra nada é exagero total. Fiz o mesmo curso e atualmente sou engenheiro de automação na Neoenergia que é uma grande empresa da área industrial. Nossa engenharia é forte nesse ramo, e eu diria que atualmente só vale a pena cursar a Eng. de Controle e Automação se você quer trabalhar em indústrias. Se o intuito for empreender, realmente não é a engenharia mais adequada porque as limitações são grandes, infelizmente. Mas basta nos unirmos e lutarmos pela classe que aí vai melhorar pra todos. Um abraço!

      Excluir
  79. Um engenheiro mecânico - automação e sistema) engenheiro de segurança do trabalho pode ser responsável técnico do curso de NR-10?

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde! Engenheiro de Automação pode ser responsável técnico e assinar documentos relativos à manutenção de grupos geradores?

    ResponderExcluir
  81. Precisamos realmente nos unir para quebrar essa panelinha que o próprio CREA não faz questão nenhuma de mudar ....sem união não somos nada. Nossa engenharia será a mais forte em um futuro que já chegou...só falta acabar com essa distorção ridícula... Meu whatsapp (19)99700-1105 ...Bora se unir quem faz o grupo?

    ResponderExcluir
  82. boa tarte estou cursando engenharia de controle e automação no 4 semestre, porem gostaria de saber se tem atribuição para realizar projetos de maquinas industriais? ou somente engenharia mecânica?
    porque pelo que vi nos comentários não pode assinar quase nada

    ResponderExcluir
  83. Boa Tarde,
    Vocês saberiam responder se Engenheiro de Controle e Automação podem fazer analises Termograficas?

    ResponderExcluir
  84. Sou eng. de automação e digo que nossa área é muito forte na indústria, com partes de controle e automação. Podemos ser responsáveis por projetos de automação. Mas para empreender é ruim, a não ser que você abra uma empresa de automação e presta serviços para as industrias.

    ResponderExcluir
  85. Boa noite.
    Um engenheiro eletricista pode exercer função de engenheiro de instrumentação, e assinar ART voltadas a área como exemplo folhas de dados se instrumentação de controle e medição( transmissores de pressão, temperatura, vazão, válvulas de controle etc)?

    ResponderExcluir
  86. Engenheiro Mecatronico(Automação e Controle) pode assinar projeto de Portico e Balancin de carga

    ResponderExcluir
  87. Apenas para informar que no CREA-SC Eng. de controle e automação podem assim projeto fotovoltaico de 5kW para monofásico e 10kW para trifásico, como microgeração.

    ResponderExcluir